terça-feira, fevereiro 01, 2011

Diário Gráfico: Inglaterra


Quando viajamos, uma das questões centrais é a diferença gastronómica.
Neste caso, as minhas ideias prévias (quem as não tem?), diziam-me que os ingleses não gostam particularmente de cozinhar, pelo que ia mentalizado para isso...

Pois é. Mas acontece que as minhas ideias prévia estavam lá bem atrás, presas no longínquo passado...
As misturas culturais levaram-me para uma riqueza incrível de paladares. Todos cozinhavam. Todos faziam parte do processo. Todos se interessavam e davam ideias.

Era esta a cozinha onde tudo acontecia. Atrás de mim, onde desenhava, estava a clássica vista para o jardim da casa. Passeavam por lá esquilos e raposas, além dos muitos pássaros.

O acto de cozinhar e de desenhar têm tanto em comum. É uma depuração, procura do essencial. É a tomada de opções. Nem sempre o produto final nos agrada mas, desde que o processo nos preencha, vale sempre a pena!

3 comentários:

JASG disse...

A menos que tenha sido a casa da Nigella Lawson, os ingleses é mais "fish and chips".

:-)

Mário Linhares disse...

Pois, tens razão, mas nesta casa está uma inglesa viajante pelo mundo, casada com um timorense que é um excelente cozinheiro.
Como ela orienta muitos doutoramentos de pessoal estrangeiro, sabe muitas receitas internacionais.

Enfim, estás a ver não é?

Pati disse...

O espírito é mesmo esse... aproveitar para experimentar tudo o que é cozinha internacional: turco, etíope, japonês, chinês, bangladeshi, indiano, paquistanês, mexicano,português, italiano... mas quando se trata da cozinha tradicional inglesa é mais sandes, baked potatoes, fish and chips, todo o tipo de salsichas, e, por aí... Mais uma vez revela-se a abertura, neste caso a novos sabores, e, a mistura e diversidade... o que é magnífico :)