terça-feira, abril 14, 2009

Fotografia: Guiné-Bissau | Photography: Guinea-Bissau


Não consigo desviar o olhar da textura incrível da parede da Safi. Quando artistas não gostariam de criar aquelas marcas...

Os pés grandes da Safi também me impressionam, assim como a chaleira colorida, já para não falar da excelente peça de design que é a cadeira onde ela está sentada, mas as paredes da casa da Safi são uma coisa absolutamente fantástica!
____________________________________________________________________

I cannot look away from the incredible texture on Safi’s wall. Many are the artists that would love to create those marks…

Safi’s big feet also impress me, such as the colourful chair, not to mention the excellent piece of design that the chair she is seating on is, but Safi’s walls are an absolutely amazing thing!



5 comentários:

cristiana disse...

Marcas com historia e sabedoria daqueles que sabem viver em comunhao com o essencial.
Adoro a chaleira :D

vera disse...

Como denunciar situações de condição desigual que merece ser consciencializada para ser transformada se isso é feito por meio de imagens com uma estética apurada que encontra um lado bonito na pobreza ? Só é bonito se é pobreza e mazela ?
E a riqueza extrema ali mesmo ao lado, e a corrupção ? e os mega carros importados + o apartamento na Europa e o kitsh africano proveniente da globalização ?

desculpa o desabafo, as tuas fotografias são de facto muito bonitas mas a pobreza africana não quer dizer forçosamente que se gosta "de viver em comunhão com o essencial" (acima), como depois se interpreta ... o mito do bom selvagem ...
África tem coisas lindíssimas de facto, mas a pobreza socio sanitária etc, etc, não pode ser vendida como beleza, mesmo se isso pacifica a nossa mente europeia consumista e decadente à procura do "essencial"

eu também adoro a chaleira :-)

Mário Linhares disse...

Olá Vera

Obrigado pelo comentário.
Quem me conhece e fala comigo pessoalmente sobre África sabe que defendo sempre duas coisas: mais e melhor educação e uma outra política (o que já daria tema de conversa para muito tempo!).

Tens razão no que dizes. Há muita corrupção em África (também a há em Portugal e um pouco por todo o lado), esse é aliás um dos seus maiores problemas, aliado à falta de opinião crítica letrada da população.

A pobreza da Guiné é gritante. Já a denunciei aqui várias vezes, mas não consigo deixar de olhar para a Guiné com um olhar diferente do da comunicação social. O meu olhar é o de quem esteve ali a viver com aquelas pessoas e quando escrevo os textos lembro-me dos vários momentos fantásticos que tive. O Sorriso da Safi é incrível!
É claro que as condições de vida dela são miseráveis e a nossa mente europeia não percebe o que isso é até viver ali nessas condições...
Mas eu também não acredito num modelo único para toda a humanidade. Temos de saber aceitar as diferenças e modos de vida, desde que dêem dignidade a todos!

Mais uma vez obrigado pelo comentário. Percebi pelo teu blog que estás em África, pelo que não posso deixar de te invejar um pouco...

verafaso@hotmail.com disse...

obrigada pela tua resposta, Mário.
Percebo claramente que és uma pessoa inteligente e sensível e concordo plenamente com a tua penúltima frase, acho que para quem gosta verdadeiramente de África é esse o objectivo: dignidade na diferença.
até breve, vera

Cristiana disse...

Em resposta à Vera concordo plenamente cm aquilo que referiu, no entanto quando referi a expressão "de viver em comunhão com o essencial" não foi para denotar o acto de gostar ou deixar de se gostar de viver assim, até porque não há escolha perante as dificuldades de vida no país.
Mas aprecio sim a forma como enfrentam os problemas e conseguem "sobreviver" com o pouco que têm. O "essencial" não a nível material, porque isso é realmente impossível no meio que vivem, pelo menos, neste momento, mas sim, os valores enquanto pessoas que tanto admiro e penso que têm vindo a escassear no resto do mundo, que aparece viver debaixo de um véu com os olhos vendados a realidades como a Guiné.